politica

Folia organizada

SAVIMA pensa formas de garantir menos transtornos nas festas de rua que lotam o bairro.
Moradores e lojistas da Vila Madalena discutem com o vereador José Police Neto (PSD), em reunião promovida pela SAVIMA, formas de garantir menos transtornos nas festas de rua que lotam o bairro.

Na última terça-feira, o ambiente descontraído do espaço de eventos da Loja Ao Vivo, na Rua Aspicuelta, reuniu vários moradores e lojistas da Vila Madalena em um debate organizado pela Sociedade Amigos do bairro, a SAVIMA, com a participação do vereador José Police Neto (PSD). O grupo está preocupado em evitar que grandes eventos de rua, como o Carnaval, transformem a região em caos, como vem acontecendo desde a Copa do Mundo, quando a Vila Madalena foi invadida por milhares de pessoas e ambulantes, que além de tirar o sossego dos moradores e comerciantes com o barulho, tornaram as ruas intransitáveis, destruíram e espalharam lixo nas casas e esquinas. Isso sem falar na insegurança gerada pela presença de traficantes de droga atuando a céu aberto. O caos se repetiu nos últimos dois anos, durante as várias semanas em que a cidade promove o Carnaval de rua, com o desfile de inúmeros blocos, grande parte deles concentrada justamente na região da Madalena.

“O problema é que o bairro simplesmente parou. Durante os desfiles, ninguém conseguia circular porque o quadrilátero foi fechado”, diz o presidente da SAVIMA, Cássio Calazans. “O número de blocos que se concentrou por aqui foi absurdo, chegando a quase 300 durante todo o período de festas”.
De acordo com o vereador Police Neto, já foi validada a restrição do número de blocos que poderão desfilar na Vila Madalena nos próximos carnavais. “Será feito um cadastramento e haverá limitação”, informou. Para que os desfiles não impeçam o ir e vir de moradores, lojistas e frequentadores dos bares e casas noturnas do local, a sugestão é acabar com o fechamento do quadrilátero e criar um circuito bem organizado, com área de concentração, evolução e dispersão.
“Para evitar o acúmulo de vendedores ambulantes, que acabam tirando o movimento dos bares, a área permitida para eles deverá ser reduzida e a ideia é que eles fiquem concentrados na área de dispersão”, sugeriu o vereador. O consenso entre os presentes é que essa área de dispersão fique em local próximo a linhas de ônibus e metrô e distante do miolo do bairro. O Largo da Batata seria o mais indicado. “O importante é criarmos uma agenda de discussão para definir o que é melhor para o bairro e, em seguida, entrar em negociação com a prefeitura para executar os procedimentos”, disse Pólice Neto.

Festa Junina

Bem antes da folia do Carnaval, os integrantes da SAVIMA querem resgatar os festejos juninos no bairro. “Este ano a igreja Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo, na Rua Girassol, completa 65 anos de fundação e essa é uma boa oportunidade para voltarmos a organizar as festas da paróquia”, lembra o morador Nelson Pereira. O vereador Pólice Neto se comprometeu a buscar recursos públicos para viabilizar os eventos. “Vamos tentar conseguir pelo menos o básico, um palco, som e iluminação”, afirmou.

SAVIMA
Rua Fradique Coutinho, 1289
Tel.: 2478-8256