cidadepet-pinheiros

Auuuuuu, tô quentinho!!!!

No frio, nossos pets precisam de cuidados especiais: vale uma caminha mais aconchegante ou aquela roupinha estilosa.

Não é porque eles são peludos que não sentem frio no inverno. Nessa época do ano, nossos bichinhos de estimação podem ficar doentes com mais facilidade. Por isso, é preciso atenção e alguns cuidados.
De acordo com a veterinária Karla Pedroso, os pets, assim como nós, também contraem doenças respiratórias. “Embora eles possam ficar gripados em qualquer época do ano, quando as temperaturas caem, a incidência aumenta”, diz ela. “A doença pode ser causada por vírus, bactérias e até fungos, que levam a crises de tosse semelhante a engasgos. Outros sintomas comuns são espirros, secreção nasal ou ocular, febre, apatia e falta de apetite”, descreve a veterinária.

Para evitar os resfriados em cães e gatos, é importante aplicar anualmente a vacina contra gripe. Outro cuidado é evitar que eles fiquem expostos a baixas temperaturas ou correntes de ar geladas. Deixar um cobertor quentinho à disposição é uma boa dica. Se o seu cachorro fica na parte externa da casa, é necessário providenciar, além do cobertor, uma casinha para que ele possa se abrigar do frio. Já as roupinhas são um acessório a mais, que deixam nossos amigos ainda mais fofos. Mas alguns cães ou gatos não gostam de ficar vestidos. Além disso, os que têm muito pelo e pelos finos podem ficar cheios de nós se ficarem muito tempo de roupa. Os veterinários recomendam, portanto, prestar atenção ao tecido na hora de escolher o traje.

Também recomendam estimular o uso de roupinhas em filhotes ou animais idosos.
Além de oferecer proteção, evite banhos frequentes nesta época. E no caso de cães e gatos peludos, procure não tosar, pois o pelo ajuda o animal a se proteger do frio. E tente não passear nos horários mais frios e quando há garoa ou chuva.
No inverno, os animais gastam mais calorias para manter o corpo aquecido e por isso necessitam de um aporte maior na alimentação. Para a alegria dos comilões, os donos podem aumentar a quantidade de ração ou de alimento entre 10 e 20%, dependendo do animal.

Quem tem pássaros pode ter que trocar a gaiola de lugar no período de inverno. O abre e fecha de portas e janelas pode prejudicar a saúde deles. Sem esquecer que gaiolas também precisam ser cobertas à noite, o que auxilia a manter o calor. Os peixes também sentem a mudança de temperatura na água do aquário. Por isso, é bom manter o controle com a ajuda de um termômetro e de um termostato.

 

Serviço:
Petland Pinheiros
Rua dos Pinheiros, 726
Tel.: 3060-9235

Cobasi – Teodoro Sampaio
Rua Teodoro Sampaio, 1933
Tel.: 2769-0750

Meu Amigo Pet
Shopping Eldorado
Av. Rebouças, 3970
Tel.: 3034-2342

Pet Shop Cardeal
Rua Cardeal Arcoverde, 1899
Tel.: 3031-4169

Mon Petit
Rua Girassol, 817
Tel.: 3031-2500