cidadeCultural-pinheiros

Como música para os ouvidos

Relaxante e prazeroso como uma boa melodia, um passeio pelo Parque Villa-Lobos desperta os sentidos.

O Parque Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros, é uma imensa área de 732 mil m² que oferece as mais diversas opções de lazer: quadras de tênis, campos de futebol, playgrounds e ciclovia para andar com os tipos mais inusitados de bicicleta, disponíveis para aluguel no local. Mas o que encanta mesmo são seus bosques com espécies da Mata Atlântica, que convidam a uma caminhada sem pressa, para dar tempo de explorar cada detalhe do caminho escolhido. Lotados nos finais de semana e feriados de tempo bom – quando recebem mais de 20 mil pessoas -, os bosques primam pela quietude nos dias de semana. Para quem pode se dar ao luxo, passar algum tempo embaixo de suas árvores nessas ocasiões é um convite ao relaxamento.

O Villa-Lobos foi um dos primeiros parques da cidade a ser adequado à acessibilidade de pessoas com deficiência. A grande área plana e os caminhos praticamente nivelados tornam mais fácil o deslocamento de pessoas. Alguns dos brinquedos de madeira nos parquinhos também foram elaborados para garantir a acessibilidade, como uma caixa de areia e uma casinha na montanha, que permitem acesso por pessoas em cadeiras de rodas. O Villa-Lobos também conta com um telefone público para os deficientes auditivos.

A seguir, listamos alguns pontos imperdíveis do parque que você deve explorar:

Vai pela sombra
Com a intenção de permitir que os visitantes do parque Villa-Lobos possam aproveitar mais a sombra e outros benefícios da vegetação, foi criada a trilha “Vai pela Sombra”. A trilha é feita de pedriscos e percorre os principais bosques do parque. Uma boa opção para quem faz caminhada ou corre, pois reduz o impacto nas articulações.
Circuito das Árvores

Os visitantes do parque Villa-Lobos têm o privilégio de andar próximo aos pássaros ao conhecer o “Circuito das Árvores”. A passarela elevada, construída com madeira de reflorestamento, chega até 3,5 metros de altura e 120 metros de extensão. Espécies de árvores e aves são identificadas ao longo do caminho, que possui acesso para portadores de mobilidade reduzida.
Orquidário Ruth Cardoso

Os visitantes do parque Villa-Lobos poderão acompanhar de perto as belezas das orquídeas com a inauguração do Orquidário Ruth Cardoso, que leva o nome da antropóloga como uma homenagem à ex-primeira dama.
Ouvillas

Um espaço agradável, ao ar livre, e com música à vontade. Essa é a idéia por trás do “Ouvillas”, área do parque onde as pessoas poderão sentar e relaxar em taludes, bancos e espreguiçadeiras ao som das obras de Heitor Villa-Lobos, compositor brasileiro que dá nome ao parque.

Biblioteca Parque Villa-Lobos
A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um lugar singular. Além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, a BVL é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão.
Ocupando área de quatro mil metros quadrados dentro do parque, a BVL monta, todos os meses, programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos. Acontecem contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores. A programação pode ser conferida no site http://bvl.org.br. O local funciona de terça a domingo, das 10 às 19 horas.

PARQUE VILLA-LOBOS
Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2.001 – Alto dos Pinheiros
Tel.: 2683-6302
Funcionamento: De segunda a segunda das 5h30 às 19h