gourmet-pinheiros

Eita trem bão, sô!

Nos restaurantes de cozinha mineira os pratos são feitos no fogão a lenha e doces de tacho… É prá se lambuzar, uai !

O mineiro gosta de uma boa conversa. Fala gostoso, arrastado. E enquanto conta seus “causos” vai cozinhando pratos com sabores únicos, elaborados seguindo a tradicional calma mineira. Não dá para não se envolver, pelo papo e pelo cheiro de comida boa que sai do fogão a lenha, ainda muito usado por eles e adotado em vários restaurantes típicos espalhados por São Paulo.

A comida mineira é famosa pela fartura de ingredientes que vêm do meio rural. Praticamente tudo na culinária mineira pode ser achado na própria região e é isso que dá aquele sabor especial aos pratos. O feijão tropeiro, torresmo, leitão a pururuca, frango com quiabo e angu são exemplos de iguarias mineiras que ganharam fama nacional e até fora do País. Prá acompanhar, uma boa pinguinha do alambique, que ninguém é de ferro, sô!
Os doces criados lá pelas bandas das Gerais são a base de compotas de frutas. Mamão, abóbora, figo, batata doce, além do doce de leite e da canjica … de um tanto que dá para a família toda se lambuzar.
Entre os restaurantes típicos da região, o Consulado Mineiro, que tem uma filial em Pinheiros, é um dos mais tradicionais. De terça a sexta, no almoço, o Consulado serve um buffet com os pratos mais conhecidos da culinária mineira e brasileira. É a melhor forma de experimentar de tudo um pouco e escolher o que vai repetir. À noite e nos finais de semana, o cardápio à la carte é farto na quantidade de opções. Tem tutu, costelinha com quiabo, carne de sol e vaca atolada, entre muitos outros pratos tradicionais da culinária mineira.

Restaurante Consulado Mineiro
R. Cônego Eugênio Leite, 504 – Pinheiros
Tel.: 3898-3241