gourmet-pinheiros

Igual ao macarrão da mamma

Para quem é de família italiana, as cantinas paulistanas fazem qualquer um lembrar daquele almoço de domingo na casa da mãe ou da avó. E para quem não é da terrinha, mamma mia, não sabe o que está perdendo!!

Quando o assunto é comida, parece que todo brasileiro tem “um pé” na Itália. A verdade é que nós não resistimos ao sabor de uma boa massa caseira, com aquele molho de tomate suculento – il vero, feito com tomates mesmo! – e muito parmesão ralado por cima. Tem também a lasanha, capeletti, os brodos, o polpetone … Tudo acompanhado de vinho tinto e pão, é claro.

As boas cantinas italianas de São Paulo lembram muito a casa da gente. O almoço de domingo feito com carinho pela mamma ou pela nonna. São lugares onde se vai com a família, se fala alto, se ouvem risadas. E se mangia bene.

Em Pinheiros, uma das cantinas mais tradicionais é a Nello’s, fundada há mais de 40 anos pelo casal de italianos Nello e Rina de Rossi. Inspirada em seu criador, que antes de vir para o Brasil teve passagens pelo meio artístico, a casa exibe relíquias da fase neorrealista do cinema italiano e lembranças das produções de Nello, que foi ator, diretor e produtor de cinema. Foi ele quem criou o famoso bordão publicitário “Bonita camisa, Fernandinho”.

No Nello’s se come pratos da cozinha popular italiana, como rabada com polenta, fettuccini com tomate fresco e manjericão, cappeletti in brodo, além da autêntica pizza da Bota. Quem garante é o chef Tony Souza, que está na casa praticamente desde que ela foi aberta. “Aqui fazemos tudo em casa, os molhos, as massas e as sobremesas”, diz ele, com um sotaque italiano. Embora seja brasileiro, Tony começou a trabalhar com Nello e Rina quando tinha apenas 13 anos e teve de entender na marra o que eles falavam. “Dona Rina me ensinou a cozinhar explicando tudo com uma mistura de italiano e português, aí eu peguei o jeito dela falar”, explica Tony.
Em 2013, Dona Rina mandou o chef para a Itália, com a missão de trazer novas receitas, principalmente de doces. Lá ele aprendeu a fazer a pastiera de grano duro, o tiramissú e, de quebra, fez um “estágio” com a irmã de Rina, Marcela, que lhe ensinou como fazer a verdadeira massa de pizza. Com essa experiência, incrementou o cardápio do Nello’s. A casa, hoje, funciona em dois endereços – além de Pinheiros, há cinco anos abriu uma filial na Vila Leopoldina – servindo pratos à la carte no almoço e pizzas (além dos pratos tradicionais do cardápio) à noite.

Nello’s Cantina e Pizzeria
R. Antônio Bicudo, 97 – Pinheiros
Tel.: 3082-4365

Rua Guaipá, 880 – Vila Leopoldina
Tel.: 4304-2666