curro

O bairro gourmet de Sampa

Pinheiros oferece o maior número de opções gastronômicas por metro quadrado da cidade.

A qualquer hora do dia ou da noite, se bateu aquela vontade de comer alguma coisa o lugar certo, em São Paulo, para encontrar exatamente aquele prato que vai matar sua fome é, sem dúvida, o bairro de Pinheiros. Segundo um ranking que acaba de ser divulgado pela Cognatis, consultoria especializada em geomarketing e inteligência de mercado, Pinheiros bate ícones da gastronomia paulistana, como os bairros de Cerqueira César e Jardim Paulista, em número de restaurantes, bares e lanchonetes.

Dos 15 mil restaurantes existentes na cidade, 339 estão em Pinheiros, 270 em Cerqueira César e 178 no Jardim Paulista. Em relação aos bares, Pinheiros conta atualmente com 62 estabelecimentos, contra apenas 21 em Cerqueira César. Nesse quesito, o Jardim Paulista nem aparece no ranking dos 20 bairros com maior número de opções para bebericar e petiscar em São Paulo. Se a ideia é comer aquele XBurguer numa lanchonete, mais uma vez Pinheiros desponta no topo do levantamento: o bairro oferece 510 opções de lanchonetes, mais que o dobro das 229 encontradas em Cerqueira César e quase três vezes mais do que no Jardim Paulista, que abriga 189 estabelecimentos do tipo.

Para fazer a pesquisa, a Cognatis utilizou o GeoPop, maior base de informações preparadas especialmente para aplicações de geomarketing do Brasil. “Pesquisamos as diferentes ofertas de instalações que existem desse setor, em números totais, ao longo de toda a capital paulista e Pinheiros despontou na frente em todos os quesitos”, explica o sócio da consultoria, Reinaldo Gregori.

As ruas com maior número de opções gastronômicas são a dos Pinheiros e a Joaquim Antunes, além da Bianchi Bertoldi e da Vupabussu, na parte baixa do bairro.