paulo-telhada-pinheiros

Ser seguro em Pinheiros

Criado em 1560, Pinheiros é considerado um bairro tradicional e nobre da cidade de São Paulo.

Criado em 1560, Pinheiros é considerado um bairro tradicional e nobre da cidade de São Paulo, que com investimentos nos últimos anos, revitalizou o Largo da Batata e realizou obras de estações de metrô. Isto fez com que a vida noturna fosse reativada e novos focos comerciais surgissem. As melhorias foram propicias para a região; mas, por outro lado, também atraiu um grande número de bandidos, que aumentaram os índices de roubos de veículos e furtos de residências no ano passado.
Pinheiros é patrulhado pelos homens e mulheres da 1ª companhia do 23º Batalhão de Polícia Militar, que atuam de maneira forte na prevenção e no combate ao crime. Por mais que os PMs deem o melhor de si, o aumento da população circulante da região cria um nicho atrativo aos criminosos, que percebem o crescimento do público passante pelas ruas e passa a observar a rotina dos moradores e trabalhadores do bairro.

Para exemplificar, o número de roubos de veículos aumentou de 340, em 2014, para 375, em 2015; por outro lado, a quantidade de furtos de carros diminuiu. O registro de furtos de residências cresceu de 111, em 2014, para 129, em 2015. A boa notícia é que caiu o número de ocorrências de roubos às residências.

É importante destacar que a segurança pública é um dever do Estado, mas uma responsabilidade de todos (artigo 144 da Constituição Federal). É vital que a população contribua com a polícia. Para isto, quem é furtado ou roubado deve comunicar o crime para a polícia civil, através de um boletim de ocorrência. Este ato colabora com as estatísticas oficiais, como as divulgadas no início deste texto. São com estes números que o Comandante da Polícia Militar avalia se determinado local necessita prioritariamente de um reforço no policiamento e qual modalidade deve ser ali aplicada.

Outro ponto a ser observado é o esforço coletivo dos moradores e comerciantes para criar um vínculo colaborativo. É importante que um vizinho conheça o outro, saiba seus hábitos, possua informações de viagens ou mudanças. Observados estes cuidados primários, é possível criar uma maior tranquilidade em um bairro grande, explorado por bandidos. Como exemplo, no bairro da Lapa, na Vila Romana, criaram-se núcleos chamados “Vizinhança Solidária”, onde se compartilha informações e troca-se contatos para eventual acionamento.

Podemos destacar ainda o fator noturno como um ponto que merece atenção, já que próximo à Pinheiros temos a Vila Madalena, um bairro com tradição boêmia. Normalmente pessoas em momentos de lazer ficam mais desatentas e os bandidos preferem abordar pessoas que não tomam determinados cuidados. O ladrão sempre procura o elemento surpresa, por isto, é importante atenção ao entrar e sair de casa ou do carro. É importante informar aos amigos e familiares o horário que irá chegar ou deixar determinado local e sempre olhar em volta ao estacionar o veículo ou adentrar em um comércio ou residência. Evite locais ermos e mal iluminados. Tal atitude pode parecer incômoda no início; mas, aos poucos, torna-se um hábito que ajuda na prevenção de ocorrências.

A Polícia Militar foi criada para cuidar da região e defender o cidadão, mas precisa ser valorizada e apoiada pela comunidade para desenvolver plenamente sua missão de proteger a todos.

O Coronel PM Telhada ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 1979 e serviu em várias unidades da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). Foi um dos oficiais fundadores do GATE e comandou pelotão da ROTA. Em 2012, foi eleito vereador de São Paulo e, em 2014, eleito deputado estadual com 254.074 votos.