pet

Como conviver com seu “vovô” de quatro patas

Seu pet chegou à terceira idade? Cuide da saúde dele!

Seu pet chegou à terceira idade? Cuide da saúde dele mantendo-o ativo, sem deixar de respeitar seus limites, não descuide do check up, para evitar doenças como diabetes ou catarata, e, principalmente, continue amando-o como sempre….

Todo mundo diz que se sabe a real idade dos pets, pelo menos dos cachorros, multiplicando a idade deles por sete. Ou seja, cada ano de vida nosso corresponde a sete dos cães. Ao tomar isso como base, pode-se dizer que um cachorro dito “de raça” entra na chamada terceira idade lá pelos oito ou nove anos. Já os vira-latas normalmente estão ainda com tudo em cima nessa idade e passam, tranquilamente, dos 15 anos. O porte do animal também interfere na tendência ao envelhecimento. Os cães de raças menores normalmente envelhecem mais devagar, devido ao seu metabolismo, e é comum que eles cheguem à terceira idade entre 9 e 13 anos. Ao passo que um cão de grande porte envelhece dos 6 aos 9 anos.

Mas para garantir que a velhice do seu cão seja do tipo “produtiva”, vários cuidados devem ser tomados o quanto antes. Escovar os dentes deles, desde pequenos, é o mais simples deles. Isso ajuda a prevenir o acúmulo de tártaro que, com a idade, gera infecções bacterianas na gengiva, o que provoca a queda dos dentes e o mau hálito. A dificuldade que muitos cães mais idosos têm de comer a ração sólida vem daí. E, aliás, uma ração de boa qualidade é outro ponto fundamental para a manutenção da saúde dos pets.

Assim como nós, os cães e gatos se tornam “ranzinzas” na velhice, se não tiverem estímulo. Eles começam a perder o interesse no que acontece ao seu redor, se tornam menos ativos e pouco entusiasmados. Para evitar isso, é importante continuar respeitando a mesma rotina que ele sempre teve. Levar ao parque, jogar bolinha e outras coisas que ele gosta de fazer. Claro, sempre respeitando os novos limites do seu amigo. Afinal, agora ele é um vovô. Mas pode ser um vovô do tipo brincalhão, claro!
Visitas regulares ao veterinário garantem o bem-estar do pet idoso. Ao monitorar a saúde de seu animal de forma correta, várias doenças podem ser diagnosticadas e tratadas no início, como problemas renais e de coração, que podem ser tratadas com algumas mudanças na alimentação dele.

Vale lembrar que não é porque um cão fica velho que ele pode deixar de tomar vacinas. Elas devem ser aplicadas, anualmente, durante toda a vida dele. Além das doenças prevenidas com vacinas, um cão idoso pode apresentar vários outros problemas também comuns aos humanos mais velhos: a insuficiência renal crônica, a insuficiência hepática, diabetes, câncer e insuficiência cardíaca. As primeiras podem ser diagnosticas por meio de exames de sangue e urina. O câncer, através de palpação ou radiografias e a insuficiência cardíaca é diagnosticada através de auscultação, radiografia ou eletrocardiogramas.
Todos esses cuidados, no entanto, não valem muito se o seu pet se sentir rejeitado por você porque está velhinho. Portanto, continue dando atenção e carinho sempre. Retribuir isso é o que ele sabe fazer de melhor…

Clínicas veterinárias em Pinheiros

Petland Pinheiros
Rua dos Pinheiros, 726
Tel.: 3060-9235

Cobasi – Teodoro Sampaio
Rua Teodoro Sampaio, 1933
Tel.: 2769-0750

Meu Amigo Pet
Shopping Eldorado
Av. Rebouças, 3970
Tel.: 3034-2342

Pet Shop Cardeal
Rua Cardeal Arcoverde, 1899
Tel.: 3031-4169

Mon Petit
Rua Girassol, 817
Tel.: 3031-2500