Representantes-do-Comite-Olimpico-Chines---Pista-de-Atletismo_-RicardoBufolin

De olhinho puxado

Pinheiros não é um bairro onde se concentram muitos orientais, como a Liberdade ou Aclimação, mas durante os Jogos Olímpicos vai ser grande a chance de esbarrar em alguns chineses passeando por aqui. A delegação olímpica do país começa a chegar ao bairro dia 22 e vai treinar no Clube Pinheiros. 

Na ‘modalidade’ infraestrutura para treinamento e aclimatação, o bairro de Pinheiros recebeu ‘medalha de ouro’ da delegação olímpica chinesa. O país, segunda maior potência olímpica da atualidade, escolheu a região para hospedar e treinar seus atletas antes deles partirem para os jogos no Rio. E haja olhinho puxado andando por aqui! A delegação chinesa é uma das maiores dos jogos. No total, serão cerca de 350 pessoas, entre atletas, técnicos, preparadores e staff de 15 modalidades esportivas: natação, ginástica artística, futebol, tênis, rúgbi, polo aquático, vôlei, esgrima, boxe, tênis de mesa, badminton, atletismo, nado sincronizado, pentatlo moderno e taekwondo.

As equipes de levantamento de peso, badminton e tênis de mesa chegam com campeões mundiais ou olímpicos. O nadador chinês Sun Yang, bicampeão mundial dos 1500 metros e campeão olímpico dos 200 e 400 m livre, também será visto por aqui.

Os chineses começam a chegar dia 22. Vão ficar hospedados em hotéis na região e farão os treinamentos e aclimatação no Clube Pinheiros. A escolha do bairro foi estratégica. Além da boa estrutura e da proximidade com o clube no qual vão treinar, é aqui que fica o Consulado Geral da China em São Paulo.

A chegada da delegação chinesa vai mudar a rotina do Clube Pinheiros, um dos mais tradicionais de São Paulo. Mas a estadia não ficou barata. O governo chinês pagou ao clube 3,5 milhões de dólares para que os atletas pudessem usar suas instalações. Vale lembrar que o Pinheiros é o maior clube da América Latina, com 38 mil associados, e tem uma das melhores estruturas para prática de esportes do País. No entanto, para receber os atletas, o clube foi obrigado a fazer várias adaptações.

No salão de festas será montado um ringue de boxe, uma área de convivência e um refeitório. A piscina externa vai ganhar aquecimento para o treinamento do nado sincronizado. O ginásio de ginástica artística receberá um novo tablado, Gymnova, de R$ 300 mil. Quadras de tênis de saibro estão sendo transformadas em quadras rápidas. O tênis de mesa será montado no ginásio de handebol. E em quase todas as áreas onde os chineses vão treinar, haverá instalação de mais iluminação.

“Esse é um momento histórico para o clube”, afirma o presidente, Roberto Cappellano. “Teremos aqui atletas ilustres, é uma oportunidade maravilhosa para o sócio do clube, cuja essência é a excelência em esportes”. Segundo o diretor de Esportes do clube, Arnaldo Luiz de Queiroz Pereira, os recursos serão usados em alguma obra grande que ficará como legado, como ampliação do centro esportivo, centro de fisioterapia, reformulação da sede social ou salão de festas.

O clube também investiu na formação de voluntários, entre seus associados, para auxiliar na recepção dos atletas e na integração entre os sócios e a delegação. O time, de 100 pessoas, recebeu treinamento, inclusive, sobre cultura chinesa e história das Olimpíadas. Como bons brasileiros, com certeza vão esbanjar em simpatia. Mas na hora do ‘vamos ver’, a torcida terá que ser verde amarela, claro.