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Memória afetiva

Sempre buscamos acolhimento e pertecimento. Leia o artigo de Luiz Lara,  chairman TBWA Brasil.

Cresci lendo o jornal do meu bairro. A verdade é que, desde nosso nascimento, sempre buscamos acolhimento, pertencimento e reconhecimento. O acolhimento dos nossos pais, irmãos e familiares, dos colegas de escola e dos vizinhos do bairro. A partir daí, queremos pertencer a um grupo ou a diversos deles, unidos por interesses comuns. E como dizia Vinícius: “A gente se reconhece nos nossos amigos”.
Os jornais de bairro sempre foram fundamentais para compartilhar esses sentimentos de acolhimento, pertencimento e reconhecimento. Afinal, como Woody Allen mostra nos seus filmes, nós habitamos este mundo, mas vivemos no nosso bairro. É ali que estão os vizinhos, os amigos, no comércio e nos serviços. O escritor Saramago disse que “levamos na memória afetiva os espaços que habitamos.” E como carrego comigo a padaria, o supermercado, o florista, o café, o bar, a escola, a academia e a banca de jornal do meu bairro. A vida começa na sua rua e, quanto mais estamos conectados, mais buscamos referências locais e próximas para nos situarmos neste mundo. A sociedade está se organizando em associações e entidades que cuidam da segurança, da limpeza e de melhorias nos bairros.
Cada vez mais, aprendemos a ser protagonistas do nosso destino. E a sociedade se reconhece na narrativa contada diariamente nos jornais, porque como disse Nizan Guanaes: “antes a gente lia jornal todo dia e agora a gente lê jornal o dia inteiro.” Os jornais de bairro estimulam o comércio, os serviços e os ativos/imóveis imobiliários. Eles viabilizam que pequenos anunciantes possam anunciar e crescer, construindo suas marcas, conectando e engajando os moradores locais e atingindo também aqueles que circulam pelo bairro. Os jornais de bairro representam uma alternativa de mídia, pois o conteúdo traz proximidade e identificação com seus leitores.
Por tudo isso, parabenizo pela iniciativa da criação do jornal de bairro A Cidade de S.Paulo, com votos de que essa publicação se torne relevante para seus leitores e anunciantes.

“Os jornais de bairro estimulam o comércio e os serviços, sendo um veículo importante para os pequenos anunciantes crescerem.”

Luiz Lara
Chairman TBWA Brasil