Alto de Pinheiros tem grande incidência de dengue

O bairro já soma 9 casos confirmados da doença em janeiro.

O Alto de Pinheiros figura entre os bairros da capital paulista com grande incidência de casos de dengue, de acordo com levantamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Segundo os dados, referentes ao mês de janeiro deste ano, a região registrou 21,2 casos da doença por mil habitantes e somou 9 casos confirmados no período.

O levantamento faz um comparativo anual da evolução dos casos de dengue nos distritos paulistanos desde 2011. Naquele ano, o número de moradores afetados na região chegou a 10. Em 2012 caiu para apenas dois e se manteve baixo no ano seguinte, quando foram confirmados cinco casos de dengue no bairro. Como no restante da cidade, o número de moradores de Alto de Pinheiros infectados pela doença explodiu em 2014 e no ano passado, quando foram registrados, na região, 115 e 97 casos confirmados de dengue, respectivamente.

Já no distrito de Pinheiros três casos foram confirmados em janeiro deste ano, totalizando 4,6 casos por mil habitantes. Em 2011, 12 casos foram confirmados no bairro, número que caiu para apenas um em 2012 e 10 no ano seguinte. Em 2014 e 2015, Pinheiros registrou um total de 100 e 236 casos confirmados de dengue, respectivamente.

Para febre chikungunya, o município recebeu a notificação de 212 casos, que estão sendo investigados para identificar a origem da doença, pois não há indícios de que os pacientes tenham contraído o vírus na capital. Apenas dois foram confirmados como casos autóctones, na região do Sacomã.

Quanto à presença de zika vírus na cidade, foram notificados 47 casos da doença. Com relação à microcefalia relacionada com o zika, foram identificados seis casos, sem que nenhum fosse confirmado como contaminação na cidade.

A colaboração da população é muito importante para o combate ao mosquito, já que 85% dos focos estão dentro das casas. A Prefeitura pede que o cidadão avise a Secretaria de Saúde sobre a suspeita de locais com foco do Aedes Aegypti.

Serviço: Acompanhe as informações sobre casos relacionados à dengue, febre chikungunya e zika vírus no site da Secretaria Municipal da Saúde – http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/
Telefone: 11 3397-2000