Advogado Alexandre Tirelli, durante palestra na Distrital Pinheiros da Associação Comercial de São Paulo.

Comerciantes, que tal pagar menos IPTU?

Uma proposta pretende reverter o aumento do imposto que incide sobre os imóveis comerciais.

Em palestra na Distrital Pinheiros da Associação Comercial de São Paulo, o advogado Alexandre Tirelli levou aos empresários da região uma proposta para reverter o aumento do imposto que incide sobre os imóveis comerciais. Dono de uma loja de tapetes que funciona em um ponto comercial de 243 metros quadrados na Rua Fradique Coutinho, o empresário Celso Maximiano emprega atualmente 12 funcionários. “Pago um IPTU altíssimo pois a loja é grande e, especialmente em época de crise, como agora, fica muito pesado arcar com o imposto todo mês”, diz ele.

Como empreendedor, Maximiano poderia se beneficiar muito com a proposta que o advogado Alexandre Tirelli, presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo – SCIESP quer levar ao poder público municipal com a ajuda de comerciantes e prestadores de serviço. Tirelli está mobilizando empresários em toda a cidade, com o apoio de entidades como OAB e Associação Comercial, para formalizar um manifesto popular pedindo a inclusão na proposta orçamentária do município para 2017 uma redução no valor do IPTU para imóveis comerciais que cumpram função social. “Dependendo da metragem do imóvel e do número de funcionários, o estabelecimento teria entre 5% e 40% de redução no imposto”, explica o advogado.

O argumento que Tirelli expôs em recente palestra na Distrital Pinheiros da Associação Comercial para justificar a proposta é simples: “o empreendedor cumpre uma inegável e importantíssima função social, gerando emprego e renda e sendo responsável pela manutenção de diversas famílias. É justo, portanto, que ele tenha um desconto no imposto”. O valor do desconto a que cada empresário teria direito seria baseado na RAIS – a Relação Anual de Informações Sociais, relatório de informações socioeconômicas solicitado anualmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego às pessoas jurídicas.

“A sociedade precisa de propostas justas e, por isso, nós estamos apoiando a proposta”, justifica Amir Massis, 2º vice-superintendente da Distrital Pinheiros da Associação Comercial.

A proposta está sendo apresentada aos empresários de toda a cidade, que poderão dar sugestões e tirar dúvidas. Em um segundo momento, Alexandre Tirelli começará a recolher assinaturas para o manifesto.

 

Mais informações pelo email: presidencia@sciesp.org.br