cidadeAcessivel-pinheiros1

“Espalhe” acessibilidade com um click

O aplicativo Guia de Rodas ajuda escolher lugares acessíveis para se divertir.

Na hora de fazer compras, ir a um restaurante, hotel ou na balada ainda não é tão fácil assim, no Brasil, encontrar locais com boa acessibilidade. O aplicativo Guia de Rodas veio para que você, que tem dificuldade de locomoção, e seus companheiros de diversão não percam o programa. Afinal, nada pior do que chegar a um lugar para jantar, por exemplo, e ter problemas ou não conseguir entrar porque o local não é acessível.

Baixando o aplicativo, é possível consultar a acessibilidade de estabelecimentos catalogados nos segmentos de comida, hospedagem, vida noturna, diversão, compras e saúde. Os locais são classificados como “acessível”, “parcialmente acessível” e “não acessível”.

A classificação é feita pelos próprios usuários do aplicativo. Para colaborar é muito simples: basta incluir informações sobre o que notou nos estabelecimentos, como vagas especiais, circulação interna, banheiro e entradas.

“O Guia de Rodas tem como objetivo conscientizar, sensibilizar e engajar a sociedade na questão da acessibilidade, além de reconhecer e divulgar os estabelecimentos que primam por ela”, explica o criador do aplicativo, Bruno Mahfuz, que é cadeirante há mais de 15 anos. “Ainda existem muitos estabelecimentos sem acessibilidade no Brasil, o que dificulta a vida de milhões de pessoas. Para agirmos com eficiência nesse problema, é preciso primeiramente mudar o conceito que a maioria ainda tem sobre acessibilidade. Um dia, em qualquer momento da vida, muitos precisarão de instalações acessíveis, seja por limitação provisória ou permanente”, diz.

Serviço: baixe o aplicativo pelo site http://www.guiaderodas.com.br
Matéria em parceria com a AME-SP www.ame-sp.org.br