Hospital desativado tem futuro incerto

Invasão de imóvel desapropriado pelo governo do Estado de São Paulo complica planos de novo equipamento de saúde.

Uma bandeira na área da saúde defendida pela Associação dos Amigos de Alto de Pinheiros (SAAP) – a implantação de um hospital público estadual no prédio onde funcionou até 2012 o Hospital Panamericano (rua Vitorino Carvalho) – enfrenta novos  problemas com a invasão do local por um grupo de sem-teto, que reivindica a construção de moradias populares. A  ocupação ilegal do prédio teve início em 22 de agosto. Segundo a SAAP, de lá para cá a situação se agravou com a chegada de novas pessoas, incluindo crianças.

O imóvel foi desapropriado em 2014 pelo governo de São Paulo, que assumiu o compromisso da construção de um hospital público especializado em traumas, que segundo o secretário de Saúde Davi Uip “são uma das principais causas de mortalidade por fatores externos até os 29 anos de idade, além de serem responsáveis por muitos casos de incapacidades físicas”.

A invasão do local é um obstáculo a mais na luta pelo novo hospital. A Secretaria da Saúde confirma que iniciou o processo licitatório para uma grande reforma do prédio no primeiro  semestre de 2015. Porém, “o início dos trabalhos sofreu atraso por causa da ocupação”.

Questionado sobre o assunto, o  governador Geraldo Alckmin disse que a Secretaria da Saúde tem dado andamento ao projeto de reforma do prédio. “Estamos fazendo o projeto executivo para poder licitar a obra”, afirmou Alckmin.

Ao anunciar a desapropriação do imóvel no ano passado, o secretário Davi Upi estimava o aporte de R$ 50 milhões em obras e equipamentos para o futuro hospital de traumas.

Serviço:
Hospital Panamericano
Rua Vitorino de Carvalho, 78 – Alto de Pinheiros – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3024-2100