"A informação é uma ferramenta de expressão de cidadania".

Informação e cidadania

Não me canso de dizer que sou um exemplo prático de que sozinho não chegamos a lugar algum. Leia artigo da deputada Mara Gabrilli.

Aos 26 anos, sofri um acidente de carro, quebrei o pescoço e fui obrigada a reaprender a viver.  Sem movimentos do pescoço para baixo, nossos referenciais e olhar para o mundo ganham outro contorno. Pedir ajuda e retribuir passaram a ser para mim verbos em um tempo só. Foi com esse discernimento de troca, de compartilhar o que vi e vivi, que entrei para a política. E não saberia fazê-lo de outro jeito. Para mim não há políticas públicas sem a participação das pessoas. A própria Lei Brasileira da Inclusão, projeto que relatei na Câmara dos Deputados, em vigor desde janeiro deste ano, é um exemplo muito claro disso. A redação do projeto, que pela primeira vez foi traduzida na íntegra em Libras, foi submetida a uma consulta pública durante seis meses no portal e-democracia e recebeu cerca de mil contribuições de toda a sociedade civil. Vozes e sinais de todo o Brasil, de pessoas com e sem deficiência. Um processo democrático que muito me orgulha e que agora pode ser compartilhado aqui.

Aliás, o veículo que você tem em mãos, o Jornal A Cidade de S. Paulo, representa exatamente esse sentimento que pauta o nosso trabalho: o empodeiramento da população para as grandes transformações da sociedade. Afinal, tudo parte de um nicho, de um grupo, de uma região que busca melhorias. Tudo nasce de uma informação que se expande e torna-se um instrumento de mobilização. De mudanças.

A região de Pinheiros é um recorte muito bem definido de São Paulo. Rica em diversidade, beleza, avanços, mas também em problemas. As calçadas do bairro, por exemplo, são um grande desafio desde a minha gestão como vereadora de São Paulo. Neste sentido, ter um veículo que pauta essas questões, mas que também instiga a pensar em outras, é um grande presente à população. É também um grande aliado para nosso trabalho.

A informação é uma ferramenta de expressão de cidadania. Uma população bem informada está muito mais preparada para cobrar seus representantes na política e exigir o que deve ser feito. Espero que você faça do Jornal A Cidade de S. Paulo mais uma ferramenta na garantia de seus direitos.

Juntos só temos a ganhar. Acredite.

 

Mara Gabrilli – Deputada Federal pelo PSDB/SP