legal

Lixo com hora certa

Veja os horários para colocar o lixo para fora. O meio ambiente e seu bolso vão agradecer.

Inclua na sua rotina – mais do que pesada, todo mundo sabe – o horário determinado pela prefeitura para colocar o lixo para fora e o cuidado com o descarte dos recicláveis. O meio ambiente e seu bolso vão agradecer.

A gente não cansa de reclamar quando põe o lixo na rua e, logo depois, os sacos aparecem rasgados e os detritos espalhados pela calçada. Tá certo, com o perdão do trocadilho, isso é mesmo um saco! Culpa daquele cachorro inconveniente perambulando em busca de comida ou do catador de lixo a procura de algo que possa lhe render um dinheirinho? Não só, já que esses transtornos podem ser evitados se os moradores respeitarem o horário da coleta e depositarem o lixo nas calçadas pouco antes do caminhão passar.

De acordo com a Lei 13.478/2002, Artigo 151, para a coleta domiciliar diurna os resíduos devem ser dispostos na via pública em até duas horas antes do horário da coleta, já nos locais em que o serviço for realizado à noite, os sacos devem ser dispostos somente após as 18h.

Aliás, para quem não sabe, a disposição dos resíduos para a coleta fora do horário pode resultar em multa de R$ 72,21. De acordo com a prefeitura, a população deve denunciar a falha no atendimento de coleta bem como as pessoas que depositem os sacos de lixo na rua antes do horário. A denúncia deve ser feita por meio da Assessoria Especial de Proteção ao Usuário da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana – Amlurb, pelo telefone 3397-1723.

A concessionária que executa o serviço de coleta urbana na região oeste da cidade, atendendo a área da Subprefeitura Pinheiros, é a Loga. No site da empresa – www.loga.com.br – ou pelo telefone: 0800 – 770 11 11 é possível se informar sobre o horário de coleta na sua rua.

Resolveu fazer uma reforma e está acumulando muito entulho? Para não ficar fora da lei, saiba que a lei permite que a prefeitura recolha, por meio da coleta domiciliar convencional, apenas 50 quilos de resíduos da construção civil por imóvel, por dia. Desde, é óbvio, que eles estejam devidamente acondicionados em sacos plásticos.

Outra opção é encaminhar o entulho para os Ecopontos, que são unidades para o descarte gratuito diário de até um metro cúbico, aproximadamente 18 sacos, de entulhos, madeiras, podas de árvores e grandes objetos. Na região, há dois deles: em Pinheiros – Pça. do Cancioneiro, nº 15 (Baixos da Pte. Eng° Ary Torres) – e na Vila Madalena – Rua Girassol, nº 15, esquina Rua Luís Murat. Todos os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 0800-7777 156.

Na medida em que são geradas quantidades superiores à estabelecida em lei, o gerador é o responsável pela remoção e pela destinação do entulho. Portanto, se faz necessário contratar o serviço legalizado das empresas transportadores que operam com caçambas. É importante verificar, antes de contratar o serviço, a lista das empresas cadastradas pela administração municipal, porque somente as regularizadas podem descartar o entulho em aterros de resíduos da construção. Vale, inclusive, exigir o contrato da empresa que demonstre claramente a responsabilidade do transportador pela correta destinação do entulho.

Se você é adepto da reciclagem, guarde o lixo reciclável em sua casa e procure saber se sua rua está incluída na coleta porta-a-porta realizada pela prefeitura. Nesse caso, a concessionária Loga também é a responsável por esse serviço na região e é possível saber o dia e hora em que o caminhão passa na sua rua pelo site ou telefone da empresa. Ou ainda pela Central de Atendimento da Prefeitura, pelo telefone 156. Se a sua rua ainda não faz parte do programa, você pode ir até um dos 1.800 Pontos de Entrega Voluntária -PEV´s – instalados em locais específicos para receber o material reciclável.

Serviço:
Amlurb
R. Azurita, 100 – Canindé, São Paulo – SP
Tel.: 3397-1777