cidadepolitica-pinheiros

Operação Urbana Fase 3

Com projeto criado em 2001 e obras iniciadas em 2007, a reconversão do Largo da Batata entra, finalmente, em fase de conclusão.

Mas a última etapa da Operação Urbana Faria Lima ainda deve demorar dois anos para ser terminada.

Quem costumava passar pelo Largo da Batata há alguns anos atrás percebe a diferença. Com o projeto de reconversão, que faz parte da Operação Urbana Faria Lima, o local melhorou muito: os pontos finais das linhas de ônibus do largo e imediações foram transferidos dando lugar a uma grande esplanada e a calçadões. O resultado foi o fim da degradação que por décadas tomou conta de um dos pontos referenciais de Pinheiros. Mas as melhorias foram aparecendo a conta-gotas e as obras já duram infindáveis nove anos. Hoje, apesar de recuperado, o Largo da Batata ainda parece um local inóspito. Carece de paisagismo e de outras melhorias que possam transformá-lo, senão em um cartão postal, pelo menos em um local mais agradável, a altura dos modernos edifícios comerciais que apareceram na região por conta da operação urbana.

De acordo com a Prefeitura, as obras necessárias para que a megaintervenção no largo seja finalmente concluída estão contempladas na Fase 3 do projeto de reurbanização da Faria Lima e começam a ser entregues ainda no primeiro semestre deste ano. O largo vai ganhar um novo mobiliário urbano e algumas ruas do entorno terão pavimento e calçadas reformadas, já com valas técnicas para o futuro enterramento de rede elétrica, além de drenagem e paisagismo. O poder público estima o término da Fase 3 da Operação Faria Lima em 24 meses. O valor em caixa para os projetos finais – disponibilizado via parceria com a iniciativa privada, que investiu no projeto em troca dos benefícios advindos das melhorias – é da ordem de R$ 96 milhões.

A demora nas obras é motivo de reclamação de muitos moradores do entorno e há quem critique também seu resultado até agora. “Em termos de melhora dos espaços públicos, os resultados obtidos estão muito aquém do esperado, pela quantidade de recursos financeiros aplicados”, diz Mauro Calliari, que é membro do Conselho Participativo de Pinheiros e representa a sociedade civil no Conselho de Política Urbana de São Paulo.

Histórico:

Março de 1995
Lei aprovada na gestão Paulo Maluf (PPB) cria a Operação Urbana Faria Lima para intervenções no perímetro da av. Pedroso de Morais até a av. Eng. Luís Carlos Berrini. No mesmo ano, começa a ampliação da av. Faria Lima.

2001
Projeto de reforma do Largo da Batata é idealizado pelo arquiteto Tito Lívio Frascino.

2007
Início das obras de Reconversão do Largo da Batata, na administração Gilberto Kassab. O serviço foi paralisado em 2009 para análises arqueológicas no solo da região. Depois disso, diversos prazos foram estabelecidos pela Prefeitura de São Paulo para a conclusão das obras.

Início de 2015
O prefeito Fernando Haddad entrega a segunda etapa da reconversão urbana do Largo da Batata.