Grupo de idosos usa os equipamentos da praça, que foram comprados pelos moradores do lugar.

A praça é nossa!

A Praça Rafael Sapienza foi recuperada graças a ações dos moradores, empresas e do poder público.

Um oásis verde na Vila Madalena, a Praça Rafael Sapienza foi recuperada, recentemente, graças a ações dos moradores, empresas e do poder público; agora os usuários cobram manutenção da Prefeitura. Pelo privilégio de viver ao lado de uma área verde onde é possível ver pica-paus e árvores hoje raras, como o Pau-Brasil, os moradores da Praça Rafael Sapienza, na Vila Madalena, se desdobram para preservar o local.

Recentemente, as crianças se reuniram para pintar os bancos da praça e um mutirão foi realizado para escrever e espalhar placas educativas – do tipo “Jogue o Lixo no Lixo” – por toda a área. Como a praça mantém várias espécies de árvores, os alunos e professores do Colégio Oswald de Andrade também prepararam placas identificando as espécies. “Temos um carinho muito especial pela praça e queremos mantê-la bem conservada, pois ela é muito usada por todos”, diz a moradora e conselheira participativa, Beatriz Torres. “As crianças frequentam o parque, os adultos correm e fazem ginástica, é o nosso local de lazer e diversão”.

Para conseguir montar o playground, os moradores aproveitaram que uma escola infantil próxima ia se desfazer de uma série de brinquedos seminovos e os compraram por um preço bem em conta. No ano passado, o vereador Ari Friedenbach (PROS) destinou R$ 25 mil para melhorias na praça. Com essa quantia, foram comprados aparelhos de ginástica para o uso de pessoas idosas.

“Precisamos, agora, que a Prefeitura faça sua parte, mantendo a conservação da praça”, pede a moradora. Beatriz explica que foi solicitada à subprefeitura de Pinheiros a reposição de dois aparelhos de ginástica que estão quebrados. “A resposta que tivemos é que o pedido precisa entrar em uma licitação maior para compra e manutenção desse tipo de aparelho para vários locais dentro da área da sub e, por isso, o processo é moroso”, explica ela. “A prefeitura tem ajudado. Fez, por exemplo, a poda de árvores no parquinho de areia e refez parte do calçamento, que, na nossa opinião, nem era necessário pois as calçadas estavam boas. Mas é preciso a manutenção constante, pois as pessoas tendem a conservar aquilo que está bonito e a não colaborar quando o lugar está mal conservado”.

Serviço:
Praça Rafael Sapienza
Localização: Atrás do Fórum de Pinheiros, entre as ruas Iperó e Costa Lobo.

 

 

LEGENDA FOTO: Grupo de idosos usa os equipamentos da praça, que foram comprados pelos moradores do lugar.