acessivel-pinheiros

Sem medo de perder o vôo

Pessoas com deficiência auditiva contam com serviço de Libras em loja e sala da GOL em Congonhas e Cumbica (SP)
Matéria em parceria com a AME-SP (www.ame-sp.org.br)

Nos dois principais aeroportos de São Paulo, Cumbica e Congonhas, pessoas com deficiência auditiva com vôos marcados pela GOL não correm o risco de passar apuros para embarcar. A companhia aérea acaba de fechar com a AME uma parceria para a instalação do ICOM na loja VoeGOL e na sala de assistência especial que mantém nesses aeroportos.

O ICOM, uma iniciativa da AME, é um projeto pioneiro de acessibilidade para atendimento de surdos. Trata-se de uma central de tradução simultânea em Libras – a língua brasileira de sinais – baseada em um sistema de intermediação por vídeo. Quando acionado, o serviço triangula a comunicação entre intérprete, surdo e ouvinte em tempo real, como em uma videoconferência.
Os clientes da GOL podem utilizar a plataforma para obter informações e esclarecer dúvidas e, assim, receber um atendimento personalizado, rápido e eficiente. A versão do ICOM disponível para os passageiros da companhia aérea possui o formato de uma caixa holográfica multimídia, que além de atender e informar o usuário, tem opções de entretenimento, como jogos e vídeos.

“A GOL uniu dois dos valores da Companhia, o servir e a inteligência, com objetivo de integrar ainda mais esses passageiros, ampliando as possibilidades de autossuficiência e facilitando a comunicação com a empresa”, afirma André Lima, Diretor de Operações Aeroportuárias da GOL. “Estamos com uma série de projetos que irão aperfeiçoar nosso modelo de atendimento, entre eles ações com foco em clientes com deficiência. Desta forma, procuraremos entregar soluções simples, eficientes e que eliminem as barreiras que possam inferir e comprometer o atendimento”, completa.

Segundo Lima, a iniciativa é resultado de um grupo de trabalho que envolve diferentes áreas da Companhia e busca constantemente por novas ferramentas, melhorias e adequações de processos e padrões de atendimento que possam aproximar os clientes e proporcionar serviços adequados a pessoas com deficiência.

Ainda em fase de testes, até o final do ano, a estação estará disponível nos 10 principais aeroportos em que a GOL possui operações. As máquinas podem ser utilizadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 13h.

Serviço:
www.voegol.com.br