rosas-pinheiros

Sim, as rosas falam…

Um dos poucos prédios arquitetônicos preservados da época de ouro dos Barões do Café, a Casa das Rosas, na Avenida Paulista, é hoje um espaço dedicado à poesia e literatura.

As roseiras da belíssima Casa das Rosas, que se destaca em meio aos arranha-céus da Avenida Paulista por sua arquitetura em estilo clássico francês, têm muita história prá contar. Elas testemunharam a pujança da São Paulo dos Barões do Café, no início do século passado, quando a Paulista era toda formada por casarões tão suntuosos quanto esse, do número 37, projetado por Ramos de Azevedo e que abrigou os herdeiros do arquiteto até os anos de 1980. Viram a avenida mais importante e conhecida da cidade se transformar ao longo dos anos, perdendo uma a uma suas mansões e ganhando um ar bem menos romântico e mais moderno e arrojado.

A Casa das Rosas, por sorte, permaneceu e hoje é um importante espaço dedicado à promoção do conhecimento, difusão e democratização da poesia e da literatura. A casa tem por objetivo incentivar a leitura e a criação artística e abriga o acervo do poeta Haroldo de Campos.

Quem visita o espaço, além de se maravilhar com o jardim e com os detalhes de sua arquitetura, pode participar de cursos, palestras, oficinas e saraus literários. A casa mantém, ainda, uma sala de leitura, denominada Espaço da Palavra, que pode ser usada livremente e conta com um acervo de mais de 4 mil volumes.

E para aqueles que gostam de escrever, sonham em se tornar escritores, têm um projeto literário ou simplesmente são apaixonados por literatura, na Casa das Rosas há o Centro de Apoio ao Escritor. O centro tem como proposta contribuir para a formação de autores e orientá-los na carreira literária, seja na escrita criativa ou nas atividades de crítica, editorial, mediação de leitura e pesquisa.

Confira a programação de eventos da Casa das Rosas em www.casadasrosas.org.br/agenda/

Serviço:
Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 – Bela Vista
Tel.: 3285-6986
Horário de Funcionamento: Terça-feira a sábado, das 10 às 22h; Domingos e Feriados, das 10 às 18h.