divercidade

Tomie Ohtake mostra acervo pessoal de Picasso

Instituto Tomie Ohtake abre ao público acervo que integra Musée National Picasso, em Paris.

O célebre pintor espanhol Pablo Picasso tinha uma relação muito particular com sua obra. Ele selecionava e mantinha a seu lado uma série de trabalhos, que agora integram o acervo do Musée National Picasso, em Paris. São essas obras que estarão expostas, até 14/8, no Instituto Tomie Ohtake, na Exposição Picasso: mão erudita, olho selvagem.

Com curadoria de Emilia Philippot, curadora também do Musée National, a mostra é composta por 153 peças, sendo a grande maioria inédita no Brasil, que traçam um percurso cronológico e temático em torno de conjuntos que seguem as principais fases do artista, desde os anos de formação até os últimos de produção. São 116 trabalhos do mestre espanhol – 34 pinturas, 42 desenhos, 20 esculturas e 20 gravuras –, além de uma série de 22 fotogramas de André Villers realizados em parceria com Picasso.

Completam a mostra 12 fotografias de autoria de Dora Maar, três de Pirre Manciet e filmes sobre os trabalhos e seus processos de realização. “Escolhemos aproveitar o caráter específico da coleção para esboçar um retrato do artista que questiona sua relação com a criação, entre fabricação e concepção, implantação e pensamento, mão e olho “, destaca Emilia.

Instituto Tomie Ohtake
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 (entrada pela Rua Coropés, 88)
Tel.: 2245 1900

Exposição Picasso: mão erudita, olho selvagem
De 22 Maio a 14 Agosto
Horário
De terça a domingo das 11h às 20h.
Última entrada na exposição às 19h.
Valores
R$12,00 (inteira) e R$6,00 (meia-entrada). Crianças até 10 anos e pessoas com deficiência têm entrada gratuita todos os dias da exposição.
Às terças-feiras a entrada é gratuita mediante retirada de senhas na bilheteria.