cidadesaude-pinheiros

Um lugar ao sol

O passo a passo dentro da saúde pública para chegar ao atendimento do Hospital das Clínicas, o maior e mais reconhecido complexo hospitalar da América Latina.

O atendimento no complexo do Hospital das Clínicas de São Paulo é o sonho de consumo até de quem paga convênio médico. Afinal, ele é referência em saúde na América Latina, emprega alguns dos melhores médicos do País e tem uma estrutura de dar inveja ao mais conceituado hospital de elite. Alguns dos aparelhos mais modernos do mundo estão presentes nas salas de exames e cirurgias dos oito institutos que integram o complexo. Dentro do Instituto do Coração, por exemplo, os quartos que acomodam pacientes internados possuem apenas dois leitos e têm banheiro. Realidade bem diferente da vista nos hospitais públicos de periferia.
Mas conseguir uma vaga dentro do HC não é tão simples. Isso porque ninguém chega a uma das recepções do complexo e agenda uma consulta médica ou um exame assim de bate pronto. O encaminhamento imediato só se dá no pronto socorro do HC. Ou seja: só é atendido diretamente o paciente que, por exemplo, sofre um acidente grave na rua e é levado para a emergência.
Para conseguir um tratamento clínico no complexo é preciso, antes, passar por uma AMA – Atendimento Médico Ambulatorial – ou UBS – Unidade Básica de Saúde. Lá, o primeiro passo é tirar a carteira do SUS, que credencia o paciente na rede pública. Depois, marcar – e às vezes aguardar bastante – uma consulta com o médico de um desses postos. São eles que analisam caso a caso os pacientes e, se acharem necessário, encaminham para atendimento nas Clínicas.
De acordo com a assessoria de imprensa do HC, o complexo presta atendimento terciário e quaternário, ou seja, os casos de extrema gravidade ou que exigem cuidados especiais que a rede pública de saúde não consegue atender. Um exemplo prático que o jornal A Cidade de S.Paulo teve a oportunidade de acompanhar foi o de uma mulher grávida. Gertudes dos Santos, de 32 anos, tinha um problema crônico de pressão alta quando engravidou do terceiro filho. Quando deu início ao pré-natal em uma AMA próxima ao seu local de trabalho, na Vila Leopoldina, o médico detectou o risco e encaminhou a paciente para o Departamento de Gravidez de Risco do HC. “Fiz todo o acompanhamento da gravidez lá, inclusive com exames frequentes, pois também tive diabetes gestacional”, lembra ela. “Os exames eram marcados na hora e o resultado saía em pouco tempo”. No momento de dar à luz, Gertudes foi levada ao Hospital Interlagos, próximo de onde mora.
Mas ter uma “ficha” no HC não significa que você poderá ser sempre atendida lá. De acordo com a assessoria de imprensa, o atendimento é válido só enquanto durar o tratamento. Caso precise usar a rede pública novamente, a pessoa deve passar por todo procedimento outra vez.

O HC em números:

Mais de 21 mil funcionários
250 mil pacientes atendidos mensalmente
320 mil atendimentos de emergência/ano
Mais de 80 mil internações/ano
40 mil cirurgias/ano
14,5 mil exames laboratoriais/ano
Mais de 1 milhão de procedimentos diagnósticos por imagem/ano
Mais de 900 transplantes/ano

O complexo do Hospital das Clínicas é formado pelos: Instituto Central (o mais antigo deles), Instituto do Coração, Instituto da Criança, Instituto da Medicina Física e de Reabilitação, Instituto de Ortopedia e Traumatologia, Instituto de Psiquiatria, Instituto de Radiologia e o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. O Instituto do Câncer foi o último a ser inaugurado, em maio de 2008.

Serviço:
Rede SUS na região de Pinheiros:

AMA Vila Piauí
End.: Pça. Camilo Castelo Branco, 10
Tel.: 3621-9840

AMA Vila Nova Jaguaré
End.: Rua Salatiel de Campos, 222
Tel.: 3766-3160

UBS Ferreira De Araújo
End.: Rua Ferreira de Araújo, 724
Tel.: 3813-7462 ou 3812-2268

UBS Dr. Manoel Joaquim Pera
End.: Rua Purpurina, 280
Tel.: 3032-9891

UBS Ato de Pinheiros
End.: Av. Queiroz Filho, 313
Tel.: 3022-7074